“O Funchal Que Nos Une”, as Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, prosseguiram esta sexta-feira o seu calendário de visitas, com a passagem pela sede da Associação de Basquetebol da Madeira, na freguesia do Imaculado Coração de Maria. O Presidente Miguel Silva Gouveia, acompanhado pelo Vereador com o pelouro do Desporto, João Pedro Vieira, foram recebidos por Sandra Reinolds Rebolo, Presidente da Direção da associação.

Miguel Silva Gouveia realizou uma incursão pelas instalações e enalteceu o trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pela Associação de Basquetebol da Madeira, “todos sabemos o peso que tem na formação dos jovens funchalenses amantes desta modalidade e na pratica do basquetebol um pouco por toda a região, e o que temos vindo a procurar junto das entidades nestas visitas é, através da proximidade e do diálogo, perceber a realidade que vivem e oportunidades de melhoria”.

A primeira associação de Basquetebol na Região Autónoma da Madeira nasceu no dia 20 de dezembro de 1934, com a designação de “Associação de Basket-Ball do Funchal”. Em novembro de 1976 e já com o Basquetebol integrado na Associação de Desportos da Madeira (ADM), vários praticantes da modalidade juntaram-se para formar uma Comissão e posteriormente a Pró-Associação de Basquetebol do Funchal, com o objetivo de coordenar o Basquetebol dentro da própria ADM e criar condições para a criação de uma Associação de modalidade.

Foi neste contexto que, a 16 de dezembro de 1977, nasceu a atual Associação de Basquetebol do Funchal – ABM, que tem vindo a desenvolver a modalidade na Região e a fazê-la chegar ao maior número de pessoas possível. A ABM conta com cerca de 1300 participantes, em representação de 29 clubes que estão distribuídos pelos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira

O Presidente considerou, por fim, que “dentro das nossas possibilidades, a Autarquia está sempre pronta para ajudar no desenvolvimento desta modalidade, que proporciona outras experiências que vão muito além do plano desportivo, potenciando a formação de melhores cidadãos e levando também o nome da nossa cidade além fronteiras”.