O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a Vereadora Madalena Nunes, com o pelouro da Inclusão na autarquia, visitaram, na tarde de hoje, no âmbito da iniciativa “O Funchal Que Nos Une”, as Presidências Abertas da Autarquia, a Associação Presença Feminina – Associação de Apoio à Mulher, cuja ação é direcionada para a defesa dos direitos da mulher, a sua promoção e dignificação, dando particular ênfase ao apoio às vítimas de violência doméstica.

Miguel Silva Gouveia foi recebido por Helena Pestana, responsável da associação e, enalteceu na ocasião “a proximidade e o trabalho em parceria que a Presença Feminina têm vindo a desenvolver com o Município. São desde a primeira instância parte integrante do Conselho Municipal para a Igualdade, e participantes ativos nas iniciativas do município em prol direitos de cidadania, igualdade e não discriminação”.

“É das associações do concelho que canalizam o seu trabalho aos grupos de risco, e estão na linha da frente de atuação na proteção da população mais vulnerável da cidade contribuindo para desafiar mentalidades e crenças culturalmente enraizadas acerca dos papéis sociais de género, apoiando a vítima em diferentes áreas”, destacou o Presidente.

A Associação Presença Feminina Constituída foi criada em 1995, e tem como principal missão apoiar as vítimas do crime de violência doméstica, e as suas famílias, assegurando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais nomeadamente o apoio jurídico, psicológico e socioeconómico, a gestão de uma casa de abrigo para mulheres vítimas de maus tratos e seus filhos/as menores, bem como a ajuda na reintegração social das mulheres vítimas de violência. A par disso, desenvolvem intercâmbio de informações e boas práticas entre associações, atividades de convívio e lazer e dinamização de ações de sensibilização e formação no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica e de género.