As Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, sob o mote “O Funchal Que Nos Une”, visitaram no Centro Náutico de São Lázaro, na Freguesia da Sé, o Centro Treino Mar, uma agremiação desportiva que visa a prática de atividades náuticas na ótica do desporto de rendimento.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, foi recebido por João Davide Andrade Nunes de Sousa, Presidente da Direção, e realizou uma visita às instalações, inteirando-se de todas as atividades desenvolvidas no Centro, “estamos perante um clube bastante eclético e dinâmico, que promove a prática desportiva e cria oportunidades para que se possa atrair e organizar eventos a nível nacional e internacional”, salientou Miguel Silva Gouveia.

O autarca acrescenta que “acolher estes eventos representa não só uma montra para os nossos atletas, mas também para a nossa cidade, permitindo trazer muitas pessoas ao Funchal e à Região. O Executivo municipal vai continuar a investir nas associações e clubes da cidade, dando seguimento ao trabalho e às boas práticas desportivas que implementámos e que tornaram o Funchal um Município Amigo do Desporto”.

O Centro Treino Mar foi fundado em 1990 por um grupo de escuteiros marítimos, com a denominação de Centro Treino Mar dos Escuteiros Marítimos e tinha a finalidade de incentivar, a nível de competição, a prática de atividades náuticas entre a população em geral e os seus associados. Para além das atividades próprias dos escuteiros, o grupo dinamizava atividades náuticas como a vela e a canoagem. No ano seguinte à sua fundação, devido as divergências com os dirigentes dos escuteiros, o Centro torna-se autónomo, passando a chamar-se Centro Treino Mar.

Ao longo dos anos destacou-se no meio náutico regional através da formação de velejadores na prancha à vela, na vela ligeira, em remo e na canoagem, com a finalidade da competição a nível federado.